segunda-feira, 6 de julho de 2009

COMUNICADO

O HP do SCP pretende informar toda a Comunicação Social dos acontecimentos que mancharam esta Final 4 relativa ao Campeonato Nacional de HP, escalão de Juvenis que se disputou nos passados dias 3 a 5 de Julho de 2009, na Mealhada, estando representadas além do SCP as equipas do FC PORTO, SL BENFICA e OC BARCELOS.

O SCP iniciou a prova às 21h00 do dia 03/07/2009 defrontando o OCB tendo o jogo decorrido, normalmente e sem qualquer incidência, com resultado final de 4-3 favorável ao OCB. No final do encontro, as duas equipas saudaram-se e conjuntamente dirigiram-se ao público afecto ao OCB a quem saudaram, estando os jogadores de ambas as equipas abraçados. Esta atitude que partiu do Técnico do SCP mereceu múltiplos elogios de muitas entidades presentes no Pavilhão - cheio para um espectáculo vivo e empolgante. Uma forma diferente de estar no Desporto, aquilo que o SCP de forma inédita levou a efeito.

Para surpresa de toda a Comitiva Leonina, o nosso Delegado depois de sair da conferência com os árbitros da partida deu-nos a notícia que a equipa de arbitragem havia cativado/apreendido o cartão do nosso Atleta Miguel Rocha, ele o marcador do hat-trick do SCP. Razões? As Autoridades policiais presentes no Pavilhão não viram. Os Dirigentes, Seccionistas e Treinador do SCP não viram. As pessoas do OCB não viram. Entidades Oficiais presentes no evento nada viram e todos - e éramos muitos a abandonar o Pavilhão do H C Mealhada - ficámos estupefactos.

As explicações que a equipa de arbitragem me deu, como Responsável da Comitiva não foram convincentes e teremos que aguardar por "Relatório Confidencial" que originará apreciação pelo Conselho Disciplinar da FPP e eventual Acórdão, ao qual, obviamente vamos responder.

O HP do SCP faz um esforço tremendo desde há 6 anos a esta parte para fazer o ressurgimento da Modalidade e os frutos começaram a aparecer: Este ano, fomos o único Clube do Sul a levar 3 escalões ( Infantis, Iniciados e Juvenis) a 4 Final Four Nacionais a par do Norte com OCB e FCP. O HP do SCP não pode pactuar com situações como a que passou já depois do apito final e em que ninguém vislumbrou fosse o que fosse. Apenas, tivemos que ouvir do muito público presente e dos nossos adeptos Sportinguistas a alusão ao facto de um dos Srs árbitros ser pai de um Atleta do SLB, equipa que iríamos defrontar no dia seguinte. E como à mulher de César não basta parecer séria mas ter que sê-lo, eu como Dirigente da Secção levantei esta questão a quem de direito nos diferentes Organismos Tutelares da Modalidade e solicitei apenas que apesar de toda a transparência com que julgo terem sido feitas estas nomeações, que casos similares ou idênticos se não voltassem a repetir neste tipo de provas Nacionais ou em provas de confrontos directos a nivel Distrital.

E isto porque nós continuamos a acreditar nas pessoas. Não podemos é deixar que a suspeição alastre sob pena de termos corrompido o espírito mais sadio da Competição Desportiva. Consideramos que esta situação pela qual o SCP passou se revestiu de um cenário de "conflito de interesses" que o próprio Sr árbitro deveria ter assumido à partida como não podendo participar numa equipa de arbitragem sob pena de poderem vir a acontecer situações que pudessem manchar quer a sua carreira quer ainda o Clube onde o seu filho compete, que em nossa opinião nada tem a ver com este filme.

O SCP prosseguiu a sua marcha nesta Final 4 sem um dos seus Atletas fundamentais e sob o ponto de vista Desportivo consideramos que fomos prejudicados por um excesso de zelo e de visão extra espectáculo que decorreu durante o jogo SCP x OCB. A equipa de arbitragem também assistiu á prova cabal e real de grande fair play das duas equipas no final da partida, pelo que a não exibição de um cartão vermelho dentro das 4 linhas - por certo originaria uma assobiadela monumental do público que encheu as bancadas e que acabavam de aplaudir a nobreza dos Técnico e Jogadores Leoninos - revelou uma atitude temerária por quem se refugiou num relatório confidencial, apenas para adiar o problema de consciência. Julgamos nós. E a prova está também documentada em foto, onde podemos ver que um dos Srs árbitros acompanhou os jogos da equipa do seu filho, nos dias seguintes, bem junto da claque do seu Clube. O SCP mantém um bom relacionamento Institucional com o SLB e este facto em nada vai alterar as práticas sadias que temos evidenciado.

Que esta nossa reflexão possa servir para evitar males maiores. Se necessário que se alterem os regulamentos e se colha nos códigos dos Professores e dos Médicos, por exemplo, a forma de actuar neste tipo de situações em que deve haver uma boa gestão da ética e do "conflito de interesses".

Saudações Desportivas

Gilberto Dias Borges
HP do Sporting CP

5 comentários:

Anónimo disse...

mas ja era de esperar o leao em qualquer escalao que arbrita e uma vergonha por isso ja nao e de estranhar

Anónimo disse...

Boas a todos pertenço a um clube do sul e já na época passada nós vomos avisados por alguem ai de lisboa para termos atenção ás nomeações dos jogos do benfica em casa para o nacional de iniciados, visto quaze todos os jogos esse sr.ricardo leão ser nomeado para arbitrar os jogos do benfica em casa e qual foi o meu espanto quando comecei a verificar que os jogos em casa do benfica para o nacional de iniciados tiveram mais de 50% das arbitragens com esse sr que por acaso o filho jogava na equipa de iniciadois do benfica.por isso tá tudo dito tenham vergonha na cara.

Maria Teresa Goulão disse...

Infelizmente também no desporto assistimos a interesses corporativos,um vício ancestral, em Portugal.

A informação transparente e esclarecida é a única forma de lutar contra esse estado de coisas. Tornar a todos vísivel o que alguns julgaram invisível; informar serenamente com a força da razão aliada a uma postura sã e desassombrada, é de facto o retrato deste comunicado que li do HP do Sporting CP.

A nossa razão vencerá. As teias corporativas nunca resistiram à informação transparente. É uma questão de tempo. Assistiremos mais dia menos dia ao desabar desse castelo de cartas. A História mostra nos que é isso que sucederá. Até que chegue esse momento, que não nos falte garre de, com a força da razão e com a paixão do desporto, continuarmos o nosso caminho, que nestes anos temos percorrido, de forma clara, segura e sã, que são esses os valores que nos norteiam e que nunca abdicaremos de praticar, mostar e ensinar.

Aqueles outros que se guiam por bússulas diferentes, têm sempre um final triste de uma vã e curta glória

Maria Teresa Goulão

Anónimo disse...

Perguntem ao Aljustrelense o que lhe aconteceu na luz a época passada para o nacional de iniciados com esse sr.Ricardo Leão a apitar.foi uma vergonha,mais uma vez para não variar,e contiunua na mesma a apitar jogos do filho que por acaso joga no benfica agora nos juvenis.

Paulo Nunes disse...

Segundo o Comunicado da FPP o jogador foi castigado com dois jogos de suspensão. No caso de o Sporting achar que está a ser injustiçado e que o castigo foi inventado pelo arbitro, pode recorrer do castigo, se ainda por cima têm o Delegado do Barcelos e os jogadores que teoricamente foram agredidos do vosso lado, não têm nada a perder e o Srº Leão poderá vir a ser castigado e bem. Recordo-me de uma situação idêntica com um arbitro há uns anos atrás que admoestou um jogador com o Vermelho por teoricamente este ter agredido um adversário (passou-se em Moura). O clube prejudicado não se deixou "levar" e recorreu, apresentou como prova o depoimento do suposto jogador agredido e do delegado do Moura e para alem de um pedido de desculpas ao jogador por parte da FPP, o castigo foi retirado e o Arbitro foi SUSPENSO por 4 meses. Não custa nada tentar, caso tenham a verdade do vosso lado, como alegam.