quinta-feira, 27 de agosto de 2009

1º DIA ALCOCHETE


Decorreu ontem a abertura da época do HP do SCP na Academia de Alcochete. Como sempre tudo bem organizado pelos responsáveis da Academia. A habitual hospitalidade comandada pelo extremoso Sr Domingos Matos.

Os nossos atletas fizeram, assim, o baptismo num ambiente "VERDE", facto que já é um hábito para os mais "veteranos" e uma agradável surpresa para os que ingressam, este ano, no Clube. É uma forma diferente de estar no Sporting Clube de Portugal.

A Direcção deu as boas vindas a todos os atletas e transmitiu as directrizes e objectivos para a época que se avizinha. Em todos eles verificámos uma grande ambição de ir mais longe, neste 7º ano do Projecto. A Equipa Técnica sofreu, à última hora uma alteração por via de incompatibilidade de horários do Treinador Pedro Feliz, uma vez que este nosso "mister" ainda vai continuar a jogar na AA Amadora, pelo menos mais uma época. Realçado o esforço que o Pedro Feliz fez na época passada ao decidir tomar conta da equipa de Iniciados, com privações para a sua vida privada e desportiva. Resultados positivos, facto deveras apreciado pela Direcção. O Pedro Feliz continuará ligado ao SCP mas apoiando mais um dos escalões mais jovens, uma vez que terá desta maneira mais tempo disponível para a sua carreira de jogador. Para os Iniciados entrou o ex-atleta do SCP Jorge Silva, até há pouco tempo jogador/treinador do Seixal. A Direcção apresentou o novo Treinador aos atletas e o testemunho foi passado. Ao Jorge Silva e atletas desejamos uma época de êxitos a exemplo do que está programado e planeado para os restantes escalões.

Foram muitas as novidades em termos de atletas que ingressam pela 1ª vez no SCP e de outros atletas que após algum tempo fora do SCP, a Direcção decidiu voltar a juntar. Os ex-Campeões Distritais de Juvenis de 2005/6 voltaram, à excepção do Pedro Conceição que deixou a prática da Modalidade e do Miguel Cunha que por via dos estudos numa Universidade Espanhola não pode juntar-se a nós, com muita pena dele. Mas o dia chegará! Regressos de registo nos Juniores: Mário Rodrigues, Pedro Santos e Nuno Bacalhau. Como novidades: Dário Santo. Esta locomotiva do Projecto vai ter que mostrar serviço e os Capitães Fábio Vicente e João Calvão foram os primeiros a apontar os objectivos que a Direcção subscreveu.

Em Juvenis, realce para a manutenção da estrutura existente, mais a promoção de 6 Iniciados e ainda o ingresso do João Paulo Candeias. De registar apenas a saída de um atleta - Miguel Rocha, a quem desejámos felicidades.

Os atletas dos 6 escalões ficaram, de seguida, entregues aos seus respectivos Técnicos e a Direcção reuniu com os Pais no Auditório da Academia. Destacamos os principais assuntos abordados:

- Boas Vindas a Todos
- Pequeno resumo do ano transacto, que em termos desportivos e globais foi o melhor dos 6 anos do Projecto. Todos os escalões nos lugares cimeiros, destacando Infantis, Iniciados e Juvenis nas Final Four Nacionais; 6 atletas nos treinos da Selecção Nacional Sub-17; 3 atletas na Selecção de Lisboa e ainda vários jogadores visionados nos "Novos Talentos". O SCP passo a passo municiará as várias Selecções jovens como já foi seu apanágio nas décadas 70 a 90. Em termos Académicos, o ano anterior foi pleno de êxitos com os nossos atletas a passarem de ano e com bons resultados. A equipa de Juniores é maioritáriamente composta por Universitários e prova-se que se consegue conciliar a alta competição com a parte académica. É isto que também nos faz diferentes dos demais.

- Anunciada a empresa PARAMED que fará assistência paramédica a todas as nossas equipas, em treinos semanais e acompanhamento de todos os jogos em casa, dando assim seguimento a uma petição do SCP que originou o art 26 do Regulamento Oficial de Provas. Cada vez mais nos preocupamos com a saúde e prevenção de lesões nos nosso atletas. Esta empresa inicia esta prestação de serviços, em exclusividade com o SCP, facto que é pioneiro e inovador. Uma das primeiras acções será o despite da pandemia H1N1, acção esta subscrita pela Direcção.

- Anunciada uma pequena e ligeira subida nos valores das mensalidades, após 3 anos sem terem sofrido alterações. O HP do SCP agradece todo este esforço dos Pais, o qual não representa mais que 23-25% do Orçamento da Secção. Aos seus atletas também não faltará nada, como é exemplo recente a forma como o Clube tratou as suas 3 equipas nas FF, sem qualquer encargo adicional para os encarregados de Educação.

- Anunciado que um Pavilhão a reconstruir está garantido e a ganhar forma, sendo que apenas se destinará ao HP, pois mesmo que o SCP venha a ter o seu Pavilhão, o mesmo não permitirá grande utilização pelo HP, para treinos de todos os escalões. A Direcção manterá todos informados sobre as novas Instalações na área de Lisboa, com Metro à porta.

- Abordadas as NOVAS REGRAS da competição. A Modalidade tenta mudar o seu rumo e caminhar para um desporto mais "limpo, mais chamativo e menos agressivo". Sugerido que todos os Pais lessem as regras fundamentais e que é fora que os problemas terão que começar a ser solucionados, sob pena de se estar a ajuizar mal as decisões de arbitragem, por desconhecimento. O SCP solicitou já apoio à APL no sentido de na próxima semana ter árbitros a acompanhar os treinos de forma a colocar em prática as novas regras. Mas também é internamente que as novas regras terão que ser aprendidas e postas em prática. Treinadores, Seccionistas, Directores, Massagistas já estão a ter a formação ajustada. Ligado a este tema, foi referida pela Direcção a não aceitação de comportamentos menos próprios de nós Pais e demais apoiantes. Em casa ou fora, teremos que ser diferentes e mais calmos nas nossas reacções. Lembrado que os Benjamins falharam o 2º lugar por penalidade de 11 pontos devido a comportamentos menos próprios de responsáveis pela equipa e de público.

Foi num espírito familiar que todos os assuntos foram discutidos e com discussão nascem a clareza das ideias e as acções correctivas.

Sob o ponto de vista Desportivo, o dia acabou com os atletas bastante cansados, mas com forças redobradas para encarar mais 2 dias na Academia e depois mais um fim de semana na Academia do Tojal, onde o barulho dos patins e sticks nas bolas já se vai escutar.

A Direcção congratula-se com o bom começo desta época e reitera todo o apoio a Atletas, Treinadores, Seccionistas, Corpo Paramédico que inclui a nossa "Veterana" Ana Silva, no sentido de este 7º ano do Projecto vir a ser repleto de alegrias e sucessos. A exemplo da época anterior a fasquia está elevada e vamos ainda superá-la. Obtivemos 76% de vitórias ( em cada 4 jogos o HP do SCP só perde ou empata 1). Vamos conseguir.

Saudações Leoninas

A Direcção

Sem comentários: